PE Serra do Papagaio
MG

estatísticas da área

Espécies registradas::
89
Espécies com foto:
89
Espécies com som:
2
Total de registros:
189
Total de fotos:
187
Total de sons:
2

primeiros registros fotográficos

beija-flor-de-orelha-violeta
Emmanuel Landroz
beija-flor-de-papo-branco
Carlos Coimbra Jr.
tesoura-do-brejo
Paulo Vale (Poloca)
tiê-de-topete
Paulo Vale (Poloca)
besourinho-de-bico-vermelho
Paulo Vale (Poloca)

primeiros registros sonoros

borralhara-assobiadora
Aisse Gaertner
fruxu
Aisse Gaertner
Áreas de Observação

Parque Estadual Serra do Papagaio

O Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente 

de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos de altitudes, matas de transição e nebular, áreas de enclave com matas de araucária e Brejos de altitudes.

Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios 

formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Santo Agostinho e 

do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no Sul(pico do Santo Agostinho com 2387m) e ao Norte (Pico do Tamanduá Bandeira com 2257m na Serra do Papagaio).

Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação

fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.

  O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, 

aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças á riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o Mono Carvoeiro, o Sauá, o Bugio, o Lobo Guará, a Jaguatirica, o Gato do Mato Pequeno e a Onça Parda, o Cachorro do Mato, a Irara, o Papagaio do Peito Roxo, o Tucano de Bico Verde, as Saíras, a Maracanã Verdadeira e o Sapo Flamenguinho. De Flora significante: o Lirio da Serra, Orquídeas raras e endêmicas, Bromélias, Poejo-da-serra, Arnica, Manacás, Pinheiro Bravo, Candeia, e o majestoso Vale das Araucárias.

  Como atrativos, várias Cachoeiras, Picos e Campos de Altitude. 

Cachoeira dos Garcias. - Pico do Papagaio - Pico do Tamanduá Bandeira - Pico do Santo Agostinho e Vale do Garrafão - Morro do Chapéu - Retiro dos Pedros - Cachoeira do Batuque - Cachoeira do Fundo – Cachoeira do Juju - Cachoeira da Fragaria - Cachoeira do Charco - Canyon do Papagaio - Poço dos Sonhos - Canyon do Cavalo Baio.

  Várias Pousadas Rurais no entorno e nos Municípios de Alagoa, Itamonte, 

Aiuruoca e Baependi e Pouso alto podem servir de base para hospedagem e visitação.

História

   Criado em 5 de agosto de 1998 (decreto 39793), com área de 22.917 hectares abrangendo os Municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. O Parque tem por finalidade proteger a fauna e a flora locais, as nascentes de rios e córregos da região, bem como criar condições para o desenvolvimento de pesquisas científicas e para a ampliação do turismo ecológico.

Infra-estrutura

   O Parque tem na Sede, localizada em Baependi com acesso pela estrada LMG-881 saindo de Itamonte em direção de Alagoa.  Dispõe de alojamentos para pesquisadores, e no momento implementando sinalização de trilhas e áreas de visitação, e acampamentos em travessias com desenvolvimento ao turismo ecológico envolvendo a população do entorno, de visitação e pesquisa. 

Fontes – IEF Fontes – IEF / WIKIPARQUES / DECRETO 39793

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências